Programas Socioambientais
Tem como objetivo promover o desenvolvimento local, ampliar a percepção e fomentar mobilização em prol do meio ambiente, face às múltiplas intervenções realizadas por meio de programas e ações de educação ambiental, efetivos e personalizados a cada público beneficiado.
Programa de Educação Ambiental
Considera a Ecologia Integral e por isso estimula o desenvolvimento econômico, social e a responsabilidade em relação ao meio ambiente nas comunidades localizadas no entorno e os colaboradores atuantes nas obras.
Por meio de uma metodologia inovadora, que promove acima de tudo o protagonismo, a ERG desenvolve projetos customizados e de acordo com as necessidades e identidade particular de cada comunidade, através de um resgate histórico do local e de um diagnóstico participativo.
Através dos Programas de Educação Socioambiental, em atendimento à Lei nº 9.795/99 (Política Nacional de Educação Ambiental), a ERG promove importantes avanços ambientais, econômicos e sociais.
Desenvolvimento socioeconômico – Identifica e potencializa o empreendedor da comunidade, capacitando-o a produzir, a ter um negócio e geri-lo através do próprio recurso disponível em sua localidade.
Soluções com tecnologias ambientais: O mercado mundial de tecnologias ambientais tem crescido constantemente nos últimos anos. Esta evolução está sendo incentivada pela nova legislação ambiental, pelo controle rigoroso no cumprimento destas leis e pela promoção da conscientização pública. Além disso, a adoção de equipamentos de reciclagem adequados permite prevenir inúmeros riscos para a saúde, como por exemplo, infecções pelo vírus da dengue ou doenças gástricas. (link) Capacitação e instalação de Sistema de fossa séptica econômica; Captação da água da chuva; Aquecedor solar ecológico, Reciclagem artesanal de papel; entre outras.
Desenvolvimento Responsabilidade socioambiental: Oficinas de reciclagem e reaproveitamento, oficinas de alfabetização ecológica, artesanato para geração de renda utilizando matéria-prima disponível na comunidade; Oficinas de percepção onde o próprio público contemplado começa a perceber como é possível minimizar o impacto de cada um no meio ambiente, entre outros;
Trabalhos desenvolvidos:
Samarco Mineração S/A - PEA e Geração de Renda – 12 Comunidades ao longo do do mineroduto estado de MG – 2015.
Prefeitura de Formiga - PTTS – Programa de Trabalho Técnico Socioambiental da obra da ETE - Formiga MG. 2014-2016.
Samarco Mineração S/A - Programa de Educação Ambiental - Capacitação professores -Taboão distrito Espera Feliz e Bento Rodrigues Mariana / MG – 2014.
Samarco Mineração S/A - PEA e Geração de Renda – Curso de capacitação culinária – Comunidade de Camargos distrito Mariana. – 2014.
Samarco Mineração S/A – PEA - Capacitação de tecnologias Sociais, nas comunidades de Monsenhor Horta, Bento Rodrigues, Barro Branco, Bandeirante – Mariana, Antônio Pereira – Ouro Preto, Brumal – Santa Barbara e Morro da Água Quente – Catas Altas – MG - 2012.
Samarco Mineração S/A – PEA - capacitação de tecnologias Sociais – Recanto do Sol, Porto Grande, Condados, Mãe –Ba, Parati , Guanabara, Belo Horizonte, Chapada do Á, Ubu e Piuma - no entrono na área de influência da Unidade Industrial de UBU/ ES – 2010, 2012 à 2013.
Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte – URBEL - PTTS - Execução dos serviços de Trabalho Técnico Social . Foram atendidas 330 famílias. 2010 /2012.
PREFEITURA DE BH - Sudecap – - Atuou de 2005 á 2009 - PEA, Diagnóstico socioeconômico e de percepção ambiental - Tratamento de Fundo de Vale, dos empreendimentos:
- Córregos Jatobá e Olaria - Li Nº 1617/07
- Avenida Coronel Manoel Assunção
- Rua Dez Empreendimento no bairro Esplendor
- Rua Projetada - Ligação Rua Santa Judite/ Rua J. Benedito Antão – Aparecida
- Avenida Santa Maria no bairro São Gabriel (Rua Y) – Bairro São Gabriel.