24 nov

Evento na ERG celebra dia da Consciência Negra

Evento na ERG celebra dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra foi celebrado pelos contratos Vale Gestão de Fauna e Fazendas e Vale Gestão Técnica de Fazendas, no município de Brumadinho, com muita informação e ao som do xequerê. As ações aconteceram nos últimos dias 20 e 21 de novembro.

Durante as atividades a médica veterinária Camila Rosa fez uma apresentação na qual explicou que o dia 20 foi o escolhido no país para celebrar a consciência negra porque ele faz alusão à data de captura e morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, o maior da história do Brasil. Além disso ela dividiu com os colegas informações a respeito da valorização da cultura afro-brasileira e também da importância do papel do negro na construção da nossa sociedade.

‘‘Realizações como essas são de grande importância pois a nossa equipe possui uma heterogeneidade incrível. Temos uma diversidade de crenças religiosas, políticas, ideológicas, tipo/nível de instrução acadêmica, idades, origens, dentre outras. Nem todas as pessoas passam pelas mesmas situações. às vezes, por não terem comportamentos racistas e nem presenciarem com frequência, não se tem consciência de como ainda existe’’, reflete Camila.

Som – Durante as atividades a subcoordenadora médica veterinária Juliana Amaral fez uma apresentação com um xequerê, instrumento musical criado na África e que entrou na vida dela em março deste ano, quando participou de uma oficina onde inclusive fabricou o seu instrumento pelo qual se apaixonou logo no primeiro contato.

‘‘Além de resgatar as origens ancestrais, tudo que envolve o xequerê despertou em mim o resgate do feminino e fortaleceu a SORORIDADE. É admirável a iniciativa e o espaço dado pela ERG para temas tão essenciais como a consciência negra’’, destaca a subcoordenadora, que atua na unidade de Bom Retiro.