Planos e Programas Ambientais

São apresentados com escopo e metodologias na busca da eficiente aplicação das medidas compensatórias, preventivas, corretivas e fortalecedoras indicadas pelo prognóstico dos estudos ambientais correspondentes.

Na esfera do Licenciamento Ambiental e/ou Sistema de Gestão Ambiental prevê em seus empreendimentos, uma serie de medidas mitigadoras para os impactos ambientais de suas atividade devendo ser realizadas periodicamente, tanto nas fazes de instalação ou ampliação ou operação.

Os programas ambientais são como projetos, que precisam de escopo bem definido, prazo e custo, além de metas, indicadores, responsáveis e um cronograma de execução. Os Programas ambientais normalmente são exigidos na fase de licença de instalação ou correção.

Os programas ambientais podem fazer parte do escopo do pano básico ambiental (PBA), ou do EIA/RIMA, ou plano de controle ambiental (PCA) ou mesmo ser exigido e apresentado separadamente.

Programas Ambientais

Plano de Recuperação de Áreas Degradadas – PRAD

O Plano de Recuperação de Áreas Degradadas – PRAD é solicitado pelos órgãos ambientais como parte integrante do processo de licenciamento de atividades degradadoras ou modificadoras do meio ambiente como também, após o empreendimento ser punido administrativamente por causar degradação ambiental. Tecnicamente, o PRAD refere-se ao conjunto de medidas que propiciarão à área degradada condições de estabelecer um novo equilíbrio dinâmico, com solo apto para uso futuro e paisagem esteticamente harmoniosa.

PRAD/BA

  • Levantamento topográfico e uso do VANT.
  • Conformação do talude.
  • Remoção de resíduos.
  • Execução e formação de leiras de proteção.
  • Execução do canal de drenagem.
  • Formação de bacia de capitação.
  • Execução do trabalho com uso de uma escavadeira.
  • Uso da tecnologia de hidrossemeadura.

PROJETOS-EM-EXECUCAO-PRAD

Mina temporariamente desativada.

Programa de Afugentamento, Resgate e Salvamento de Fauna e Flora

Este programa tem objetivo de traçar diretrizes para a conservação da flora e fauna locais e fornecer subsídios para uma gestão adequada do Meio Ambiente. Visa controlar, mitigar e compensar os impactos ao meio biótico, por meio estudos biogenéticos, estudos de sanidade populacional, maturação sexual e interesse comercial.

Programa de Gestão Ambiental

Possibilita a interface entre todos os planos e programas ambientais previstos ou em execução. Busca o estabelecimento de mecanismos eficientes que garantam a execução das ações planejadas de prevenção, controle e monitoramento dos impactos ambientais, mantendo um elevado padrão de qualidade ambiental na implantação, operação e desativação do empreendimento, garantindo o cumprimento dos preceitos legais.