28 maio

Fumaça preta

Fumaça preta

A resolução CONAMA 382/06 em seu art 3º, define emissão como o lançamento na atmosfera de qualquer forma de matéria sólida, líquida ou gasosa.

Monitoramento é parte do novo Plano de Gestão Ambiental interno da ERG

A atmosfera é composta por uma massa de gases onde ocorrem diversas reações químicas e absorve vários tipos de gases, líquidos e sólidos advindos de fontes naturais e industriais que podem reagir entre si, com outras substâncias já presentes ou até mesmo se dispersar. A resolução CONAMA 382/06 em seu art 3º, define emissão como o lançamento na atmosfera de qualquer forma de matéria sólida, líquida ou gasosa. Em relação às fontes de emissão, essas podem ser classificadas de duas maneiras: as fontes fixas e as fontes móveis. As fontes fixas são aquelas que ocupam uma área “limitada”, ou seja, um local fixo, permitindo uma avaliação direta na fonte, como as indústrias por exemplo. Já as fontes móveis são aquelas que se dispersam pela comunidade, como os veículos automotores. A Erg Engenharia é responsável pelo monitoramento da sua frota e também pela cobrança do monitoramento de fumaça preta dos veículos a diesel utilizados pelas empresas prestadoras de serviços, durante a execução das atividades e vigência dos contratos, onde deverá ser realizado a cada quatro meses pelo responsável local utilizando a escala RINGELMANN.

Esse monitoramento é realizado semestralmente pelo departamento de meio ambiente da ERG que valida os resultados realizando um novo monitoramento em 10% das frotas movidas a óleo diesel. Tais procedimentos visam a redução da emissão de poluentes no meio ambiente e conseqüentemente melhoramento da qualidade do ar e uso racional dos recursos não renováveis (combustíveis) para frota da empresa. Quando dentro dos parâmetros exigidos, o veículo receberá um selo com validade de 4 meses emitido pelo departamento de meio ambiente da ERG.

demo

    Vantagens:
  • O monitoramento é realizado semestralmente;
  • 10% das frotas movidas a óleo diesel serão monitoradas;
  • Redução da emissão de poluentes no meio ambiente;
  • O veículo receberá um selo com validade de 4 meses emitido pelo departamento de meio ambiente da ERG.