05 jun

Dia Mundial do Meio Ambiente 2018

Dia Mundial do Meio Ambiente 2018

Acabe com a Poluição Plástica

Em 2018 o país asiático sediará as celebrações globais do Dia Mundial do Meio Ambiente, lembrado em 5 de junho. Com o tema “#AcabeComAPoluiçãoPlástica”, a data chama governos, setor privado, comunidades e indivíduos a reduzir a produção e o consumo excessivo de produtos plásticos descartáveis, que contaminam nossos oceanos, prejudicam a vida marinha e afetam a saúde humana.

Ao longo da última década, a humanidade produziu mais plástico do que em todo o século passado. Por ano, são consumidas entre 500 bilhões e 1 trilhão de sacolas plásticas em todo o planeta. Metade do plástico consumido pelos humanos é de uso único e, anualmente, pelo menos 8 milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos.

A data é uma oportunidade para que todos se engajem ativamente na proteção da natureza.

Participe! Compartilhe nossas dicas de como reduzir o uso do plástico durante essa semana de comemoração.

Vários países celebraram em fevereiro o Dia dos Namorados – Valentine’s Day – e a ONU Meio Ambiente aproveitou a data para lançar uma campanha global pedindo pelo fim deste “relacionamento tóxico”.

A ERGEngenharia pegou carona na campanha e faz um apelo para a redução de plástico no Meio Ambiente. O vídeo “Não sou eu, é você”, parte da campanha #MaresLimpos, explora a dependência do plástico descartável por meio da história de um difícil término de relacionamento. Mas o vídeo tem final feliz: um novo amor por alternativas sustentáveis. Mais: http://bit.ly/2BHv028

DICAS PARA DIMINUIR O LIXO PLÁSTICO NO DIA A DIA

 

Os produtos descartáveis e as embalagens de plástico são um verdadeiro símbolo da vida moderna contemporânea. Mesmo com a praticidade que possam representar tais produtos, felizmente, caminhamos para uma mudança de atitude e práticas ambientais, tendendo a escolher cada vez mais produtos que causem menos danos ao meio ambiente.

E tal prática não significa nenhuma radicalização de comportamento pois, com alguns gestos simples podemos reduzir o lixo plástico de nossas vidas, o que denota o nosso conhecimento e a nossa vontade de preservar o planeta em que vivemos.

DICAS PARA DIMINUIR O LIXO PLÁSTICO NO DIA A DIA

 1. Evitar comprar água de garrafa plástica;

comemorativo_dia_do_mma-2

A melhor opção seria beber a própria água de filtros, mas se alguém não gosta do gosto da água dos filtros ou duvida da potabilidade da água em sua cidade, poderia optar ou por comprar água em garrafas de vidro, ou de galões que são retornáveis.

2. Usar ecobags para fazer compras ao invés de sacolas plásticas;

comemorativo_dia_do_mma-3

3. Evite comprar e usar pratos e copos descartáveis;

4. Valorize as embalagens retornáveis;

5. Escolha recipientes reutilizáveis, reutilize vasilhas de alimentos e bebidas;

comemorativo_dia_do_mma-4

6. Diga não aos canudinhos;

comemorativo_dia_do_mma-5

7. Limitar os alimentos de embalagens plásticas e congelados. Opte por fazer compras em lojas de produtos a granel, além de ser mais saudável contribui com o meio ambiente.

8. Prefira a produção faça você mesmo!

comemorativo_dia_do_mma-7

Sabemos que na vida moderna falta tempo  (e às vezes disposição) para fazermos nós mesmos o que poderíamos tranquilamente comprar. 
Mas, quando puder, quando tiver tempo, em vez de ver televisão ou até mesmo conferir as novidades do Facebook, que tal fazer um bolo, um biscoito, um creme antirrugas, um sabão caseiro?

A atividade manual é um exercício de relaxamento para a cabeça, porque deixa o pensamento livre, certo? Além disso, você economiza dinheiro. Que tal?


O que a ERG faz para contribuir com a redução do consumo de Plásticos e melhorar sua destinação?

  • A ERG orienta e dá dicas para seus funcionários de como reduzir o consumo de plástico;
  • Realiza campanhas e coleta seletiva em suas dependências;
  • Além disso, não utiliza copos descartáveis no dia-a-dia em seus escritórios. Orientando e incentivando seus colaboradores a terem suas garrafinhas, copos e xícaras.